Dentre diversos fatores que motivam a obesidade, listo aqui os 5 fatores que contribuem para o ganho do peso corporal.
Padrão alimentar
Pessoas que não possuem uma dieta equilibrada podem ter dificuldades em manter um peso ideal.
Isso porque, ingerem alimentos com elevada carga calórica e pouco nutritivos, sendo esse um dos principais fatores para o ganho de peso.
Falta de atividade física
O sedentarismo também contribui para obesidade, já que um indivíduo que não pratica atividade física, possivelmente, tem um ganho calórico maior que o gasto.
Carga genética
Atualmente, sabemos que a predisposição genética é um fator relevante e pode contribuir em até 70% para o desenvolvimento da doença.
Ou seja, quando existem pessoas da própria família que têm a tendência do ganho de peso, principalmente os pais, as chances de que o indivíduo também desenvolva o problema são maiores.
Disfunções endócrinas e hormonais
O envelhecimento, frequentemente associado à menopausa nas mulheres ou a queda dos níveis de testosterona em homens, contribui para um aumento da gordura corporal total e redução da massa magra.
Como consequência, o paciente tem uma queda da taxa metabólica total que pode levar ao ganho de peso.
Além disso, a falta do hormônio tireoidiano, conhecida como hipotireoidismo, quando não tratada, também pode reduzir o gasto metabólico e levar ao ganho de peso.
Problemas psicológicos
Pessoas que têm quadro de ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos, na maioria dos casos, costumam ganhar peso.
Além disso, vale ressaltar que, apesar desses serem os 5 fatores que contribuem para o ganho de peso, esse aumento pode estar associado a episódios de compulsão alimentar, aumento da ingestão alimentar durante períodos de ansiedade e ao uso de medicações que podem aumentar o apetite.
Faça acompanhamento médico e descubra como controlar não apenas esses, mas outros fatores que podem estar dificultando o seu emagrecimento.
Comments