top of page
Foto do escritorDanielli Orletti

Mounjaro: tudo sobre o medicamento revolucionário

A tirzepatida, substância química presente no medicamento Mounjaro, é um medicamento inicialmente utilizado no tratamento da diabetes tipo 2. Porém, diversos trabalhos científicos vem ressaltando suas propriedades no combate do sobrepeso e obesidade. Portanto, preparei esse conteúdo exclusivo sobre o Mounjaro: tudo sobre o medicamento que revolucionará o tratamento do sobrepeso e da obesidade.


Como o Mounjaro funciona:

O que é o Mounjaro? Para que serve?


A tirzepatida é um medicamento chamado análogo duplo, pois age sobre os receptores GLP-1 e GIP, portanto sendo considerado uma incretina intestinal. Ela é utilizada no tratamento da diabetes tipo 2 e da obesidade. Sua ação principal está relacionada ao controle do açúcar no sangue (glicose), porém, por atuar em ambos os receptores, apresenta uma forte ação sobre a fome física, devido, sobretudo à sua ação no tempo de esvaziamento gástrico.

Como o Mounjaro funciona:


Aumento da liberação de insulina: A tirzepatida estimula as células beta do pâncreas a liberarem mais insulina em resposta à ingestão de alimentos. A insulina é uma hormona que ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue, permitindo que as células absorvam e utilizem a glicose como fonte de energia.

Redução da produção de glicose: Além de aumentar a liberação de insulina, a tirzepatida também diminui a produção de glicose pelo fígado. Isso é importante, pois o fígado é capaz de liberar glicose na corrente sanguínea, elevando os níveis de açúcar no sangue.

Retardamento do esvaziamento gástrico: A tirzepatida retarda o esvaziamento do estômago, o que ajuda a reduzir os picos de glicose no sangue após as refeições. Isso ocorre porque os alimentos são absorvidos de maneira mais gradual, evitando aumentos abruptos nos níveis de açúcar no sangue.

Supressão do apetite: Além de seu efeito direto sobre a glicose no sangue, a tirzepatida também pode ajudar a suprimir o apetite, o que pode levar à perda de peso em algumas pessoas com diabetes tipo 2.

Como usar o Mounjaro:

Como usar o Mounjaro:


Dose e administração: A dose de tirzepatida pode variar de acordo com as necessidades individuais e a resposta ao tratamento. Geralmente, é administrada uma vez por semana. Pode ser injetada via subcutânea (sob a pele) usando uma caneta de insulina especial.

Instruções precisas: É importante seguir as instruções precisas do seu médico para a administração da tirzepatida. Isso inclui a dose exata, o momento da injeção e a técnica adequada de administração.

Monitoramento: Durante o uso da tirzepatida, é importante monitorar a perda de peso e ajustar a dose conforme necessário para garantir um controle eficaz do tratamento da obesidade.


Mas afinal, qual a melhor opção: Ozempic ou Mounjaro?

Mas afinal, qual a melhor opção: Ozempic ou Mounjaro?


Apesar de ainda não ser comercializado no Brasil, já vem trazendo bastante otimismo para o tratamento da obesidade. E por que isso? Ainda não temos estudos clínicos comparando diretamente a eficácia da Tirzepatida com a Semaglutida subcutânea, para tratamento do sobrepeso e obesidade em pacientes NÃO DIABÉTICOS.

Porém, no estudo clínico SURPASS-2, publicado no New England Journal of Medicine em agosto de 2021, no qual foram avaliados 1879 pacientes com Diabetes tipo 2 e sobrepeso ou obesidade, com uma média de peso de 93,7kg e IMC médio de 34,7kg/m2 por 40 semanas de tratamento as doses de 5mg, 10mg ou 15 mg de tirzepatida semanal ou semaglutida 1mg semana, observou-se os seguintes resultados:

- Perda de peso 33,3% superior com Tirzepatida 5mg versos Semaglutida 1mg;
- Perda de peso 63,2% superior com Tirzepatida 10mg versus Semaglutida 1mg;
- Perda de peso 96,4% superior com Tirzepaditda 15mg versus Semaglutida 1mg.

Além disso, mais recentemente, em julho de 2022, o estudo SORMOUNT 1, um ensaio clínico randomizado de fase 3, que busca verificar a eficácia da droga, avaliou o tratamento semanal com Tirzepatida em 2539 indivíduos com obesidade SEM DIABETES, recebendo 5mg, 10mg, 15mg ou placebo, durante 72 semanais. A média de peso foi de 104,8kg, com um IMC de 38 kg/m2.

Vejam os resultados:

- Redução média de 15% do peso com 5mg de Tirzepatida;
- Redução média de 19,5% do peso com 10mg de Tirzepatida;
- Redução média de 20,9% do peso com 15mg de Tirzepatida.

Ou seja, muito superior quando comparado com o Ozempic, que apresentou um resultado de redução média de 14,9% do peso para o mesmo perfil de pacientes.

Os principais efeitos adversos foram relacionados ao trato gastrointestinal, sendo a maioria de leve a moderada intensidade.

Agora qual a minha opinião sobre isso tudo?

A semaglutida já veio como uma medicação revolucionário no tratamento da obesidade e agora de fato nós podemos estar diante de um novo passo no curso da doença e no combate mais eficiente da obesidade, doença mais prevalente e tão deletéria para a população brasileira e mundial.

Realmente, nunca na história da medicina estivemos diante de possibilidades terapêuticas tão importantes e promissoras no combate da obesidade.


Comments


bottom of page