Após uma análise criteriosa do quadro de saúde do paciente pautada no histórico de vida e resultados de exames, podemos indicar o uso de medicamentos para ajudá-lo no processo de emagrecimento.
Em linhas gerais, indicamos os medicamentos quando o indivíduo não consegue perder peso de forma efetiva com a prática regular de atividade física e alimentação saudável, se possui Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 30 ou se este índice é superior a 25, mas o paciente apresenta problemas de saúde relacionados com a obesidade.
Sabemos que muitas pessoas podem necessitar de ajuda de medicamentos para perder peso.
Além disso, pacientes com IMC normal e aumento da circunferência abdominal são considerados obesos viscerais e devem ser tratados na presença de comorbidades associadas à obesidade ou síndrome metabólica.
Medicamentos para emagrecer: como funcionam?
Os medicamentos poderão agir de diferentes formas no nosso organismo, por exemplo:
Inibição da fome;
Sensação de saciedade;
Redução da ansiedade;
Controle da compulsão alimentar;
Aumento na taxa metabólica basal;
Redução da absorção de calorias ou gorduras pelo intestino.
Neste ponto, devemos frisar a importância de usar medicamentos somente com a indicação médica.
Isso porque, a depender do quadro do paciente, o uso de determinados medicamentos de forma indevida pode gerar sérios danos à saúde, inclusive com risco de morte. Além disso, o mecanismo de atuação varia de substância para substância, e entender qual via é a mais adequada para cada perfil de paciente é fundamental para o resultado de sucesso do tratamento.
Por isso, agende uma consulta de descubra quando o uso de medicamentos é necessário para você e qual a melhor opção.
Commenti